Quase todo mundo já ouviu falar sobre o dólar. Afinal, a moeda dos Estados Unidos é a mais famosa do mundo, serve como parâmetro para as outras moedas e tem grande impacto e importância no mercado global. Por causa disso, viajantes, turistas, além de operadores do mercado internacional, como agentes de viagens, despachantes e empresas de comércio internacional, utilizam o dólar em papel moeda, bem como para transações internacionais.
Mas, você sabia que há várias nomenclaturas para o dólar, cada qual com uma finalidade, características e função diferentes? É hora de conhecer as diferenças entre dólar comercial, turismo e outros tipos!
Dólar Comercial
O chamado dólar comercial tem esse nome em virtude da natureza onde ele será utilizado, como por exemplo:
transações como compra e venda de bens e serviços entre empresas ao redor do mundo,
processos de comércio internacional, como importações e exportações,
empréstimos de brasileiros que moram no estrangeiro
e movimentações financeiras do governo fora do país
Ou seja, é o dólar mais utilizado no mercado estrangeiro, já que a maior parte das operações brasileiras no mundo é executada pelas empresas e pelo governo. Por causa disso, seu valor é usado como base para definir as principais taxas e serve como parâmetro do mercado.
Por falar em valor, no caso do dólar comercial ele oscila bastante. Isso acontece porque ele é resultado das negociações entre empresas e bancos, e se a procura aumenta ou cai, pela lógica do mercado, também há aumento ou queda na cotação do dólar comercial.
Por ter grande variação (podendo se movimentar de forma significativa várias vezes até mesmo em um único dia), às vezes o Banco Central brasileiro interfere no preço, através de compra ou venda de suas reservas de Dólar Americano junto ao mercado.
Dólar Turismo
Por outro lado, o dólar turismo, também como o próprio nome diz, serve para uso de pessoas físicas que estão em viagem internacional ou estão consumindo bens em sites internacionais. Na prática, é a própria moeda física, negociada por bancos e casas de câmbio diretamente para o indivíduo.
Seu valor é sempre maior que o do dólar comercial. Isso acontece porque sua cotação é calculada com base no dólar comercial, com o acréscimo de outros custos, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras),importação do Papel Moeda, taxas de logística, custos operacionais do negócio (como seguros, manutenção, etc) e o próprio lucro do empresário.
É importante lembrar que o valor do dólar turismo é aquele normalmente utilizado para cobrança em cartões de crédito e débito utilizados pelo brasileiro no exterior.
Outros tipos de dólar
Apesar do dólar comercial e turismo serem os oficiais no Brasil, muita gente ainda pergunta sobre outros tipos de cotação.
Existem ainda os tipos de dólar “futuro”, “à vista” e o PTAX. Cada qual tem uso bem específico:
o dólar futuro é um contrato de compra ou venda negociado hoje, mas com data de realização futura. Costuma ser negociado em bolsas de valores
o dólar à vista é usado por empresas em negociação telefônica, no mercado financeiro, e posteriormente o valor fechado é registrado através dos contratos de cambio e enviados ao Banco Central do Brasil.
já o dólar Ptax é, tecnicamente, uma taxa de referência, calculada pelo Banco Central todos os dias, através da média das taxas de operações de dólares dos bancos. Ela serve, por exemplo, como valor para operadoras de cartões de crédito, no momento de decidir a cotação do dólar do dia.
Como comprar seu dólar na melhor cotação?
Agora sabemos que o dólar comercial é utilizado por empresas, enquanto o turismo é usado por pessoas em suas viagens e negócios. Para garantir sempre a melhor cotação em suas transferências internacionais, na compra do dólar ou em outras operações comerciais, conte com a Câmbio Hoje!
Operamos com taxas e custos competitivos, contamos com especialistas com longa experiência no mercado e garantimos segurança em suas operações em todo o mundo.
Não perca tempo e entre em contato conosco para lhe ajudarmos em suas remessas internacionais.