Como economizar com remessas internacionais?      

Filhos no exterior? Descubra como economizar com remessas internacionais

Viajar para o exterior é uma experiência maravilhosa, porém não é algo simples de realizar. Afinal, o custo é alto, e mesmo que tenhamos o dinheiro, nem sempre temos o tempo para a viagem. Agora, imagine a seguinte situação: seu filho ou filha está passando uma temporada nos Estados Unidos, estudando, e precisa, emergencialmente, de dinheiro. Como resolver essa situação sem precisar pegar um avião e cruzar meio mundo para realizar a entrega do dinheiro? Simples! Basta realizar uma remessa internacional!

O que é remessa internacional?

Explicando de forma objetiva, remessa internacional é o envio de dinheiro do Brasil para algum país no exterior, ou do exterior para o Brasil. O envio é realizado através de uma transferência eletrônica seguindo um protocolo regulamentado pelos órgãos oficiais.

Uma remessa pode ser realizada tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, ou seja, empresas de qualquer porte. Usualmente a transferência tem o propósito de pagar algum curso ou serviço oferecido no país estrangeiro, ou comprar um imóvel, ou serve para pagar por uma importação, para apoiar na manutenção de alguma pessoa fora do país, para investimento em uma corretora, por exemplo, ou mesmo para uso pessoal, no que é chamado de disponibilidade.

Porém, realizar uma remessa é algo simples, mas deve-se prestar atenção a alguns pontos, de forma a garantir:

  1. que a operação seja segura, e alcance o propósito sem maiores riscos ou percalços
  2. que a remessa seja com o custo mais baixo possível, em termos de taxas e impostos, fazendo valer seu dinheiro.

Hora de entendermos melhor estas questões.

Qual o custo para se realizar uma transferência internacional?

Vários fatores impactam no custo de uma remessa. Inicialmente deve-se considerar como está a taxa de câmbio no dia da transferência, cotação utilizada pela instituição financeira no momento da conversão. Por exemplo, muitos bancos comerciais adicionam um spread alto à taxa do dólar comercial, tornando tudo muito mais caro.

Além disso, como há necessidade de utilização do sistema bancário regular para a transferência ocorrer, deve-se levar em consideração a tarifa bancária que será cobrada por seu Banco.

Também há taxas e impostos oficiais. O Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, é aplicado a qualquer transferência, com valores fixos: 0,38% quando ocorre entre contas de titularidades diferentes, e 1,1% quando são contas de mesma titularidade. Além deste imposto, algumas instituições, como bancos, cobram a Taxa Swift - pagamento pelo uso da plataforma de comunicação internacional entre bancos.

Finalmente, existe o custo da comissão que a instituição vai lhe cobrar, de forma a receber algum pagamento pelos serviços e operações que presta.

Não há formas de escapar dos custos da remessa e, assim, não pagar os impostos, tarifas, etc. Mas, há maneiras de reduzi-los. O ideal para alguém que deseja enviar dinheiro para algum país estrangeiro é sempre pesquisar as melhores condições e selecionar a empresa que oferecer o melhor equilíbrio entre custo e segurança. Ou entrar em contato com a Cambio Hoje, que oferece um dos menores custos do mercado, de apenas 1,5%, e utiliza o dólar comercial como base para o câmbio!

Economizar com remessas internacionais: como garantir segurança?

Uma remessa internacional deve ser sempre operada por uma instituição regulamentada, deve seguir todos os protocolos oficiais. A oferta é ampla, e você pode utilizar os serviços de um banco, seja presencialmente ou mesmo (dependendo do banco) através de telefone ou sites e aplicativos, pode realizar uma ordem de pagamento internacional, ou pode efetuar a remessa através dos Correios.

Todas essas alternativas são seguras e garantem o envio dos valores em 2 dias úteis (ou mais, dependendo da situação). Porém, a opção mais recomendada é utilizar uma empresa especializada no tema, como a Cambio Hoje. Assim, você garante, como explicado, cobrança de valores menores e também consegue a disponibilidade do valor em apenas 1 dia útil, além de total transparência no processo. Desta forma, seu dinheiro rende mais e você tem certeza do melhor resultado.

Os valores para a remessa são ilimitados e as movimentações de até US$ 3 mil, ou R$ 10 mil, não precisam apresentar a Declaração do Imposto de Renda, bastando registrar alguns documentos pessoais e apresentar comprovante de endereço para serem efetuadas. Já os valores acima deverão ser apresentados no seu Imposto de Renda, e podem exigir o preenchimento de mais informações das partes envolvidas na transferência.

Conte com a parceria da Cambio Hoje para realizar sua remessa!

A equipe da Cambio Hoje é especialista em realizar remessas internacionais rápidas, baratas e seguras! Oferecemos o serviço para todos os fins e propósitos possíveis, desde manutenção de residentes, passando por aluguel, compra ou venda de imóvel, até chegar em aporte de capital, turismo ou simples disponibilidade.

Se você tem alguma dúvida sobre o serviço, acesse nosso site - lá você terá detalhes de todos os serviços que prestamos, sobre os valores super baixos que aplicamos, e sobre nossa expertise!

 

ENCONTRE NO BLOG
CATEGORIAS
WhatsApp
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram